Programa Jovem Aprendiz SENAI em Imperatriz – MA
Ei jovem! Você acabou de concluir o Ensino Médio ou está para terminá-lo, mas ainda não sabe qual carreira profissional pretende seguir? Não se sinta pressionado: ficar na dúvida é normal com a vasta quantia de opções para entrar no mercado de trabalho.
Se você me permitir uma sugestão, trabalhar na indústria é uma boa pedida! Normalmente é um segmento estável e que permite crescimento. Ficou interessado? Então saiba que há uma boa maneira de se profissionalizar: participar do Programa Jovem Aprendiz SENAI.
História do SENAI
O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) foi criado em 1942 por decreto do então presidente Getúlio Vargas, com a missão de formar profissionais para a Indústria Nacional.
O decreto estabelecia que a nova instituição de educação profissional seria mantida com recursos dos empresários e administrada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
No fim da década de 1950, quando o presidente Juscelino Kubitschek acelerou o processo de industrialização, o SENAI estava presente em quase todo o território Nacional e começava a buscar, no exterior, a formação para seus técnicos.
Logo, tornou-se referência de inovação e qualidade na área de formação profissional, servindo de modelo para a criação de instituições similares na Venezuela, Chile, Argentina e Peru.
Hoje, a instituição amplia a qualidade da educação profissional e o ensino superior de acordo com as necessidades da indústria, consolidando a metodologia SENAI de educação profissional.
Investe também na ampliação da oferta de cursos de qualificação profissional e dos cursos técnicos de nível médio, por meio da educação à distância.
O que é o Programa Jovem Aprendiz SENAI?
O programa oferecido pelo SENAI visa qualificar jovens na faixa etária entre 14 e 24 anos para a indústria gratuitamente. Com a qualificação, estes jovens podem ser contratados pelas indústrias como aprendizes, conforme a regulamentação da Lei n° 10.097 de 19 de dezembro de 2000.
O que trata a Lei 10.097/2000?
A Lei permite que empresas de médio e grande porte contratem jovens com idade entre 14 e 24 anos como aprendizes.
O contrato de trabalho pode durar até dois anos e, durante esse período, o jovem é capacitado na instituição formadora e na empresa, combinando formação teórica e prática.
Os jovens têm a oportunidade de inclusão social com o primeiro emprego e de desenvolver competências para o mundo do trabalho, enquanto os empresários têm a oportunidade de contribuir para a formação dos futuros profissionais do país, difundindo os valores e cultura de sua empresa.
Como participar do Programa Jovem Aprendiz SENAI?
Para você se inscrever no Programa Jovem Aprendiz SENAI, você precisa fazer os seguintes passos:
- Visite o site do SENAI Nacional;
- No menu superior do site, vá até o item “Unidades” e, no menu suspenso que surgir abaixo, clique na opção “Localizar Unidades”;
- Na seção “Escolha o estado”, selecione o estado onde você mora na caixa;
- Na seção “Unidades”, clique na unidade do SENAI mais próxima de você;
- Clique no link associado para visitar o site correspondente desta unidade do SENAI;
- Agora, no site da unidade, procure por informações sobre o Programa Jovem Aprendiz SENAI. A localização dos dados do programa pode variar conforme a unidade.
Conclusão
Neste artigo, você conheceu o Programa Jovem Aprendiz SENAI e como fazer para se inscrever nele. Aproveitou para aprender a história do SENAI e as leis sobre o Jovem Aprendiz.
Se este artigo te foi útil e você desejar comentar algo a respeito, use o espaço abaixo para compartilhar as suas impressões.
Veja todas as vagas de emprego no site
Interessados: Forma de contato por E-mail
Enviar currículo informando a vaga pretendida para curriculo@empregosimperatriz.com.br
Imprescindível mencionar no assunto o nome da vaga e o nome do site www.empregosimperatriz.com.br
Caso não tenha se interessado nesta vaga de emprego, considere enviar esta oportunidade para alguém que você conhece.
Siga nosso insta: @empregosimperatriz
Importante:
Este é um site é apenas uma ferramenta para divulgação de vagas de emprego em imperatriz. Não temos qualquer ligação com as empresas anunciantes das vagas e nossa única participação no processo é a divulgação da vaga.
Antes de enviar seu currículo verifique se você está de acordo com o perfil solicitado. Entendemos que você precisa trabalhar, mas ao candidatar-se a vagas para as quais não se qualifica atrapalha o processo seletivo e prejudica os usuários qualificados para a vaga.
Atenção: Não cobramos para divulgar nenhuma vaga de emprego, em nenhuma etapa do processo seletivo será cobrado algum valor dos candidatos, caso receba alguma cobrança, por favor nos avise para que possamos tomar as devidas providências.